Horários e Tarifas de Acesso às Redes 2018 – Simplificado

Para simplificar a análise do impacto da alteração das Tarifas de Acesso às Redes para o ano de 2018, preparamos os seguintes documentos:

2018 Ciclos Horários

2018 Tarifas de Acesso às Redes

2018 Vs 2017 Tarifas de Acesso às Redes

Em termos gerais e considerando apenas o custo das redes, podemos verificar que:

MAT – Muito Alta Tensão

Se verifica uma descida nas tarifas de acesso às redes, com menor incidência nas horas de ponta.

AT – Alta Tensão

Se verifica uma descida nas tarifas de acesso às redes, à excepção das horas de ponta. No entanto, o custo em horas de pontas terá uma baixa significativa devido à acentuada descida da potência em horas de ponta.

MT – Média Tensão

Se verifica uma subida nas tarifas de acesso às redes, sendo a mesma mais acentuada nas horas de ponta e cheias. No entanto, o custo em horas de pontas terá uma baixa significativa devido à acentuada descida da potência em horas de ponta.

Efetuamos um estudo com base numa fatura real de energia, onde se verifica uma descida global dos encargos com as tarifas das redes em 3,33%. Esta redução dependerá contudo do perfil de consumos do cliente, que neste caso era de 14,6% em Pontas, 38,7% em Cheias, 30,3% em Vazio e 16,4% em Super Vazio.

BTE – Baixa Tensão Especial

Se verifica uma subida nas tarifas de acesso às redes à excepção do período de vazio, sendo a mesma mais acentuada nas horas de ponta e cheias. No entanto, o custo em horas de pontas terá uma baixa significativa devido à acentuada descida da potência em horas de ponta.

É introduzida em 2018 a diferenciação entre os horários de verão e inverno, o qual não se verificava nos anos anteriores.

BTN – Baixa Tensão Normal

Se verifica uma descida generalizada nas tarifas de acesso às redes à excepção do período de cheias.

 

NOTAS FINAIS

Em termos globais da fatura de energia, não se deverá assistir a uma redução de custo para os consumidores, uma vez que os preços da energia ativa, aquela que é efetivamente consumida pelos equipamentos, subiu significativamente em 2017 e o mesmo está agora a ter repercussões generalizadas nas renovações de contratos pelos comercializadores.

 

INFORMAÇÃO DOS MERCADOS (2017.12)

OMIE – MERCADO DIÁRIO 201712

OMIP – MERCADO DE DERIVADOS 201801